O Facebook está lançando um novo recurso chamado “Link History” para os aplicativos do Android e iOS. Essa ferramenta tem como objetivo salvar os links acessados pelos usuários por meio da rede social nos últimos 30 dias, dentro do navegador interno da plataforma.
Com esse histórico de links, será mais fácil encontrar novamente os links com os quais o usuário interagiu no aplicativo. Segundo o Facebook, é possível ativar o histórico de links a qualquer momento. Quando ativado, todos os links tocados no Facebook e visitados através do navegador móvel da plataforma serão salvos por 30 dias.
É importante ressaltar que os links visitados por meio de bate-papos privados no Messenger não serão salvos no histórico. No entanto, é possível remover esses links do histórico a qualquer momento.
Além disso, o recurso também permitirá que o Facebook utilize as informações do histórico de links para exibir anúncios mais relevantes no aplicativo. Isso já é algo que muitos usuários estão acostumados, mas é bom lembrar que essa lista de links pode influenciar nos anúncios exibidos.
Caso algum usuário não esteja satisfeito com os anúncios que está vendo, ele pode acessar as “Preferências de anúncios” e remover também os links que possam estar interferindo na segmentação dos anúncios.
Apesar dessa funcionalidade ser útil para encontrar link antigos quando não se lembra do site ou palavra-chave utilizada, algumas pessoas preocupadas com privacidade podem optar por desligá-la para evitar o uso em anúncios personalizados.
Para ativar ou desativar o histórico de links no Facebook, basta seguir estes passos:
1. Abra um link pelo aplicativo do Facebook;
2. Toque no ícone de três pontos no navegador;
3. Selecione “Configurações do navegador”;
4. Marque ou desmarque a opção “Permitir histórico de links”.
Essa pode ser uma opção útil para encontrar algo que foi visualizado no Facebook, mas cujos detalhes não são lembrados. Vale ressaltar que o aplicativo também oferece a funcionalidade “Atividade recente de anúncios”, que rastreia os anúncios com os quais o usuário interagiu.
Embora esse recurso possa trazer mais um meio de rastrear a atividade no Facebook, ele também proporciona à empresa mais controle sobre os interesses dos usuários.
A Meta, empresa responsável pelo Facebook, ainda não informou quando o recurso “Link History” estará disponível em todas as regiões, mas está em processo de expansão para todos os usuários móveis.